Entra em vigor lei que obriga farol baixo na estrada durante o dia

Entra em vigor lei que obriga farol baixo na estrada durante o dia

Hoje, sexta feira, dia 8 de julho de 2016 entra em vigor a lei número 13.290 que obriga os motoristas a utilizarem o farol baixo em rodovias e túneis – mesmo iluminados – em todo o território nacional. O lei foi criada como uma medida de segurança para tentar reduzir o número de colisões frontais durante o dia. A multa pra quem for flagrado com os faróis apagados durante o dia será enquadrado em uma infração média, com perda de quatro pontos na CNH e multa de R$85,00 , e pelo que eu li no Jornal do Carro, a multa vai sofrer reajuste em novembro e vai para R$130,16.

Mas ainda há dúvidas e algumas questões que estão dando ou vão dar dor de cabeça. Por exemplo: carros que possuem DRL (Daytime Running Lamp/Light – farol/luz de circulação diurna). De acordo com estudos feitos nos EUA, o uso do DRL reduz os acidentes diurnos entre 5% e 15% entre carros, além de reduzir também acidentes envolvendo motos, pedestres e ciclistas. A questão é que nem todos os carros tem esse tipo de tecnologia.

cópia de LED_DaytimeRunningLights

“O Diretor de Segurança Veicular da Associação de Engenheiros Automotivos (AEA), Gilson Tolfo Jr., diz que há discrepâncias sobre como isso pode ser interpretado pelo agente que fará fiscalização, uma vez que não há especificações sobre o que é ou não um DRL pela lei. Ele aconselha que os proprietários de veículos que tenham o DRL, andem com o manual para indicar ao policial em caso de fiscalização.: (Jornal do Carro) De acordo com reportagem do MotorShow fez uma reportagem muito bacana e muito completa sobre o assunto.

Um ponto bem interessante da reportagem do MotorShow foi sobre as vantagens do DRL sobre o farol. Além de ser muito mais econômico para o dono do veículo, não há risco do condutor esquecer de ligar essas luzes, pois elas ligam assim que é dada a partida no veículo. Uma lei nova, porém desatualizada em se tratando de tecnologias. Carros com DRL não deveriam ter que ligar o farol durante o dia, não acho que faz sentido.

Qual a opinião de vocês sobre essa lei?

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *